Uma ação de voluntariado da SHL Portugal

A SHL Portugal realizou, no passado dia 14 de Maio, uma ação de voluntariado, no âmbito da responsabilidade social e ambiental, em colaboração com a associação Plantar uma Árvore.

Esta iniciativa, integrada na Global Impact Week, organizada pela CEB SHL, em mais de 50 países, teve lugar no Parque Natural de Sintra-Cascais, na área da Azóia. Contou com 11 voluntários que aprenderam como fazer e se envolveram em ações de controlo de espécies exóticas e infestantes, manutenção de áreas plantadas, definição e inversão de caldeiras, eliminando vegetação competidora e verificando protetores e tutores.

Foi ainda realizada a remoção de lixo e efetuada a sua separação para reciclagem, tendo especial relevância a remoção de vidro, face à possibilidade de funcionar como fonte de ignição para incêndios.

Esta atividade de manutenção visou a recuperação de uma clareira ecologicamente degradada, numa ação promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da associação Plantar Uma Árvore, visando a recuperação da vegetação endémica e a erradicação de espécies exóticas invasoras, num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área. As medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.

Os voluntários da SHL Portugal puderam verificar que a plantação de árvores nesta área apresenta uma boa taxa da sobrevivência e um bom ritmo de crescimento.

Para minimizar a pegada ecológica desta iniciativa, foi assegurada a partilha de viaturas.

No final, todos se juntaram no Santuário da Peninha, para um merecido pic-nic.



Maio 2015
SHL Portugal

"Este projecto (de coaching) ajudou a organizar e a orientar as minhas prioridades; naturalmente, tudo se torna mais fácil quando temos o privilégio de trabalhar com o orientador certo."

Helena Bruno, Operations Finance Manager, Novo Nordisk