ANÁLISE DE FUNÇÕES

A SHL Portugal encara a Análise de Funções como um processo estruturado, orientado para definir e sistematizar informação acerca do conteúdo, do contexto das funções e das exigências necessárias para um desempenho bem-sucedido, nomeadamente conhecimentos, experiência, aptidões e competências. Esta é a base da gestão das pessoas.


PERFIS DE COMPETÊNCIAS

Traduzir os objetivos do negócio nos comportamentos necessários para o sucesso


Na SHL Portugal, começamos todos os nossos trabalhos de construção ou redesenho de perfis de competências com entrevistas de visão com os líderes do negócio. Depois, trabalhamos com os gestores e chefias para identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para traduzir a estratégia de topo em factores críticos para alcançar o sucesso. Uma relação de trabalho próxima com os gestores da empresa de todos os níveis, combinada com a experiência da SHL Portugal, permitem construir perfis válidos e exatos.

Uma ajuda valiosa é a ESTRUTURA UNIVERSAL DE COMPETÊNCIAS (UCF), simples e fácil de utilizar para identificar os comportamentos que conduzem ao sucesso em praticamente todas as funções de qualquer Organização.

Complementamos a utilização da Estrutura Universal de Competências com outros métodos como a Matriz de Contrutos e a Técnica dos Incidentes Críticos.

Para definir e operacionalizar as competências técnicas, utilizamos métodos sistemáticos e estruturados como a Análise Hierárquica das Tarefas e a Conferência Técnica, trabalhando com titulares, chefias, formadores e especialistas da Organização.

 A SHL Portugal tem uma experiência consolidada de realização de projetos nas Organizações, a nível de:

• Elaboração de perfis de competências específicos para uma determinada função
• Elaboração de perfis de competências organizacionais, transversalmente e por área funcional
• Desenvolvimento de sistemas de Gestão de Recursos Humanos pelas Competências

A flexibilidade da nossa abordagem é vital para o planeamento a longo prazo. Para além disso, a parceria que estabelecemos com os clientes tem por base a partilha do nosso know how técnico, que constrói e consolida a autonomia dos nossos clientes.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudar a sua organização a determinar os factores que conduzem ao sucesso e os critérios para recrutar, avaliar, gerir o desempenho, desenvolver, planear as sucessões e as carreiras das pessoas, CONTACTE-NOS.


AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO

Para se manterem competitivas, as Organizações têm de procurar continuamente elevar o desempenho de todos os colaboradores, em todas as funções.


A qualidade dos recursos técnicos e humanos da SHL Portugal permite-nos intervir em todas as fases da conceção dos Sistemas de Avaliação e Gestão do Desempenho, desde o diagnóstico até à implementação, garantindo:

• O envolvimento da Gestão de Topo
• O enquadramento na cultura organizacional e na estratégia de negócio
• O alinhamento do desempenho individual com a missão, a estratégia e os objectivos organizacionais
• A definição de critérios de avaliação claros e partilhados por chefias e colaboradores
• O foco no processo e nos resultados
• A conceção de instrumentos de apoio estruturados e fáceis de utilizar
• A formação, a participação e a responsabilização de chefias e colaboradores
• O estabelecimento de planos e objetivos de desenvolvimento para atingir melhores resultados
• O acompanhamento, o feedback e o coaching contínuos

De acordo com as necessidades dos clientes, enquadramos nos projectos as soluções para a gestão do desempenho e do desenvolvimento, como a Avaliação a 360º, os Development Centres e o PDP – Plano de Desenvolvimento Pessoal.

Apoiamos também as Organizações na implementação dos Sistemas de Avaliação e Gestão do Desempenho desenvolvidos internamente, conduzindo as sessões de formação com Chefias/Avaliadores.

Obtenha mais informações sobre como podemos ajudar a sua Organização a desenvolver e a implementar um Sistema de Avaliação e Gestão do Desempenho, CONTACTE-NOS.


CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL


É responsabilidade dos Gestores compreender e gerir ativamente o clima organizacional, assim como conhecer os fatores que têm mais impacto na motivação dos colaboradores. Para tal, é necessário que disponham de instrumentos estruturados para medir o Clima e a Cultura Organizacional e a Motivação das Pessoas.

Questionário de Clima e Cultura Organizacional (CCQ)
Questionário de Motivação (MQ)


Para obter mais informações, CONTACTE-NOS.


CARREIRAS


A gestão da carreira dos colaboradores assume particular relevo no Planeamento Estratégico de Recursos Humanos, uma vez que deve acompanhar a expansão e a evolução da atividade e do negócio das Organizações.

A existência de planos e perspetivas de carreira contribui para alinhar os objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos da Organização e criar estímulos para um desempenho eficaz através do reconhecimento da colaboração e mérito demonstrados, concretizado na evolução de carreira.

Os modelos de carreiras devem ser construídos tendo por base a descrição e análise das funções, a caracterização das áreas funcionais e os perfis de competências da Organização.


Qualificação de Funções


Para calcular o valor das funções recorremos ao Sistema de Análise do Trabalho – WPS que integra um conjunto de fatores utilizados para a qualificação de funções, relacionados com o seu conteúdo e contexto. O WPS é um sistema integrado de análise de funções concebido pelo SHL Group para dar resposta à necessidade crescente de basear a análise do trabalho e das funções em procedimentos sistemáticos e rigorosos, tendo sido desenvolvido com recurso a princípios psicométricos.

Ajudamos, desta forma, as Organizações a identificar desvios e desajustamentos na sua política retributiva e a tomar medidas para promover a equidade nas remunerações, tendo em conta o benchmarking com os valores de referência do mercado.

Para obter mais informações, CONTACTE-NOS.


"Foi com muita satisfação e entusiasmo que fiz este percurso (de coaching), graças ao excelente acompanhamento que o Coach me proporcionou ao longo deste processo, assente num método claramente experimentado e que demonstra que efectivamente podemos alcançar os objectivos a que nos propomos."

Maria Cordeiro, Account Delivery Manager, HP