antes de se candidatar

Gaste algum tempo a analisar cuidadosamente se vale ou não a pena despender esforço e tempo nessa candidatura.

  • Considere em que medida as suas aptidões, interesses, motivações e estilo de comportamento se encaixam nessa função em particular.  
  • Reflita acerca da cultura da organização/empresa em causa - vê-se a si próprio(a) como fazendo parte dessa organização?
  • Acha que tem uma possibilidade real de conseguir o lugar? 

quando se candidatar

  • Candidate-se da forma que a organização pedir: formulário de candidatura ou CV.
  • Siga cuidadosamente as instruções.
    • Inclua todas as informações que sejam especificamente pedidas.
    • Certifique-se de que é fácil ler o que escreve (pediram-lhe para enviar as informações em processamento de texto ou em maiúsculas? Precisa de escrever com tinta preta?)
    • Certifique-se de que respondeu a todas as perguntas.
  • Pense acerca dos seus objetivos. Procure conhecer as responsabilidades e condições da função a que se está a candidatar e, se possível, obtenha alguma informação sobre a organização em causa.
  • Torne as suas competências e os seus sucessos claros (não é altura para modéstias).
  • Conheça-se a si próprio(a). Faça uma lista dos seus pontos fortes e fracos relativamente a essa função. 
  • Assegure-se de que consegue descrever-se a si próprio(a) dentro e fora do trabalho - esteja preparado(a) para dar exemplos sobre competências específicas.

antes da avaliação

  • Pode querer preparar-se um pouco. 
    • Obtenha uma ideia do tipo de avaliação que vai fazer - leia sobre métodos de avaliação.
    • Pode ser-lhe útil estar ao corrente das novidades sobre negócios e empresas. Ouça as notícias.
    • Ler o jornal ajuda a praticar a compreensão e interpretação de informação escrita. 
    • As palavras cruzadas são úteis para exercitar o raciocínio crítico verbal e os passatempos e charadas com números para treinar o raciocínio crítico numérico. 
    • Se espera que lhe seja pedido que analise dados numéricos, vale a pena relembrar como se fazem cálculos fundamentais como, por exemplo, percentagens. 
    • Pense acerca do modo como trabalha em equipa. Esteja atento(a) à maneira como fala, como mantém o contacto visual com as pessoas, com que frequência pede as opiniões dos outros.
    • Se vai ser entrevistado(a), será útil pensar em exemplos de situações em que tenha revelado características importantes.
  • Mantenha a calma. Certifique-se de que todos os preparativos práticos são claros para si, de modo a não chegar ao local da avaliação perturbado(a).
  • Se se sentir nervoso(a), experimente respirar fundo várias vezes, de modo a acalmar-se.
  • Certifique-se de que leva tudo o que pode precisar durante o dia, tal como óculos para ler ou o medicamento para a asma. É conveniente que leve um relógio, de modo a controlar o tempo durante os exercícios.
  • Se tem alguma necessidade especial, contacte o avaliador antecipadamente, para combinar a melhor forma de a satisfazer.

durante a avaliação

  • Ouça atentamente as instruções que lhe dão e pergunte sempre que não perceber o que tem de fazer ao certo. Os avaliadores vão dar sobretudo importância à forma como resolve e se comporta nos exercícios propriamente ditos e não à sua facilidade na compreensão das instruções.
  • Permaneça vigilante e envolvido(a) durante a avaliação. Tome atenção aos seus comportamentos não verbais, como contacto visual, expressão facial e gestos.
  • Não faça suposições sobre a forma como deve responder. Se tentar adivinhar o que os avaliadores procuram, pode enganar-se redondamente. É geralmente melhor que seja igual a si próprio(a) e que responda com sinceridade. Lembre-se que também não é do seu interesse conseguir um emprego para o qual não esteja vocacionado(a).
  • Se responder a mais de um exercício, terá bastantes oportunidades para mostrar o que é capaz de fazer. Se sentir que um exercício lhe correu mal, não desista, o seu desempenho vai ser avaliado tendo em consideração todos os exercícios.

depois da avaliação

  • Ser avaliado(a) é desafiante e deve esperar sentir-se razoavelmente cansado(a) no final, particularmente se respondeu a vários exercícios.
  • Procure não avaliar o seu desempenho comparando-o com o dos outros candidatos. Deve ser avaliado(a) pelos seus próprios méritos. Do mesmo modo, não deixe que os outros participantes o(a) intimidem ou o(a) ponham ansioso(a).
  • Algumas organizações dar-lhe-ão feedback, independentemente se foi ou não bem sucedido(a). Se lhe derem informação sobre os resultados que obteve, isto pode aumentar-lhe o autoconhecimento relativamente a pontos fortes e fracos e pode ser-lhe útil para processos de seleção futuros.

Boa Sorte!