É crucial que os líderes da organização (as pessoas que estabelecem a agenda estratégica para a cultura organizacional) tenham acesso a informação completa, exata e fidedigna sobre a cultura existente na organização e um enquadramento orientados para o planeamento do futuro.

O nosso Questionário de Cultura Organizacional proporciona tanto a informação como o quadro conceptual de um modo claro e direto.

A utilização do CCQ é feita em duas etapas:
No início do projeto, a SHL Portugal define, em conjunto com a Direção da organização, um projeto à medida, que pode incluir um Diagnóstico de Cultura ou recomendações para um plano de cultura organizacional e sua implementação.

Uma vez aprovado o projeto, o Questionário de Cultura Organizacional (CCQ) é distribuído ou enviado online para os colaboradores selecionados para participar no projecto. É-lhes pedido que respondam às 126 questões fechadas que compõem este questionário. O tempo médio de resposta é de 25 minutos. A SHL Portugal cota e interpreta as respostas ao questionário. Os resultados indicam o perfil da organização em relação às 23 dimensões do CCQ.

Um Plano de Ação para a Cultura Organizacional é então gerado, a partir do qual se podem estabelecer as etapas e as prioridades para a mudança.

 

 
Utilizações do CCQ
O CCQ tem muitas aplicações potenciais no mundo do trabalho, incluindo:
  • Orientar o desenvolvimento e/ou a implementação de uma estratégia organizacional e do planeamento tático
  • Avaliar as diferenças entre as perceções culturais de: chefias e restantes colaboradores; diferentes funções dentro da organização; unidades ou divisões distribuídas geograficamente
  • Medir a eficácia de iniciativas estratégicas específicas
  • Clarificar o contexto cultural no qual tem lugar a seleção e o desenvolvimento dos colaboradores
 
AS 23 DIMENSÕES DO CCQ
 
DOMÍNIO DO DESEMPENHO
Orientação para a Quantidade, Orientação para a Qualidade, Utilização de Novos Equipamentos, Estímulo à Criatividade, Orientação para o Cliente, Orientação Comercial

DOMÍNIO DOS RECURSOS HUMANOS
Preocupação com o Bem-estar dos Empregados, Motivação para o Trabalho, Interesse pelo Desenvolvimento da Carreira, Importância dada às Recompensas relacionadas com o Desempenho, Preocupação com a Igualdade de Oportunidades

DOMÍNIO DA TOMADA DE DECISÃO
Grau de Formalização, Influência dos Empregados nas Decisões, Eficácia na Tomada de Decisão, Interesse no Longo Prazo, Grau de Mudança, Preocupação com o Ambiente, Preocupação com a Segurança

DOMÍNIO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Relações Verticais entre Grupos, Relações Laterais entre Grupos, Cooperação Interpessoal, Eficácia da Comunicação, Conhecimento dos Objectivos Organizacionais

 
Modo de Aplicação
Papel e lápis
Cotação por leitura óptica
Internet
Requisitos de Formação
Consultoria